1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Conheça os Tipos de Anticoncepcional Injetável Aqui!

0

Nos dias atuais, existem diversas formas de se proteger de uma gravidez. Tudo porque, com o avanço da tecnologia, os anticoncepcionais têm se modernizado e aumentado em suas formas de utilização. A pílula para tomar diariamente é a mais conhecida e usada, porém, muitas mulheres têm optado pelo anticoncepcional injetável – que pode ser mensal ou trimestral. Conheça um pouco mais sobre o medicamento.

Anticoncepcional Injetável – O Que É?

É a combinação de hormônios já conhecida, porém, dada via injeção. Só pode ser utilizada por recomendação médica e tem 97% de eficácia, mas vale lembrar que nenhum método contraceptivo é 100% seguro. Sua fórmula contém progestina, impedindo o ovário de liberar os óvulos e, consequentemente, de a mulher engravidar. O anticoncepcional injetável pode ser usado por qualquer mulher, desde que recomendado por um médico, e é utilizado principalmente por aquelas que não podem usar estrogênio.

A pílula para tomar diariamente é a mais conhecida e usada, porém, muitas mulheres têm optado pelo anticoncepcional injetável. (Imagem: Divulgação)
A pílula para tomar diariamente é a mais conhecida e usada, porém, muitas mulheres têm optado pelo anticoncepcional injetável. (Imagem: Divulgação)

Anticoncepcional Injetável Mais Conhecidos

Existem várias marcas de anticoncepcional injetável disponíveis no mercado, isso faz com que as mulheres possam escolher entre aqueles que mais se adaptam ao seu organismo e também pelo valor, além da forma de aplicação – que pode ser mensal ou trimestral. Confira alguns nomes:

MENSAIS

– Perlutan

– Mesigyna

– Noregyna

– Depomês

TRIMESTRAIS

– Depo Provera

– Tricilon

– Megestron

– Petogen

Anticoncepcional Injetável Mensal x Anticoncepcional Injetável Trimestral

O anticoncepcional injetável, seja ele mensal ou trimestral, possui diversas vantagens para as mulheres. Primeiramente, não existe muita diferença entre um e outro, apenas que o primeiro é necessário tomar todo mês e o segundo a cada três meses. Independente disso, eles precisam ser tomados na periodicidade certa para que funcione corretamente.

Existem várias marcas de anticoncepcional injetável disponíveis no mercado. (Imagem: Divulgação)
Existem várias marcas de anticoncepcional injetável disponíveis no mercado. (Imagem: Divulgação)

Outra parte boa do anticoncepcional injetável é que ele é excelente para as mulheres que não conseguem se disciplinar em relação ao remédio, que deve ser tomado diariamente quando em pílula, e caba desregulando o uso, o que por consequência pode resultar em uma gravidez inesperada.

Além disso, ele é uma escolha caso você esteja tomando algum outro medicamento. Nem todo mundo sabe, mas antibióticos, por exemplo, podem cortar o efeito do anticoncepcional. Em alguns casos, ele pode ajudar a melhorar a aparência da pele, a regular o ciclo menstrual, assim como controlar a oleosidade da pele, possíveis desfunções hormonais.

Outra função bastante importante do anticoncepcional injetável é que ele pode proteger o seu organismo do câncer e cistos no ovário, contra a anemia e doenças inflamatória. Mas a principal finalidade dele é prevenir a gravidez e ajudar a mulher a ter mais autonomia sobre seu ciclo e corpo.

Anticoncepcional Injetável Engorda?

Como qualquer outro medicamento, o anticoncepcional injetável também possui seus efeitos colaterais. O aumento do peso, por exemplo, pode, sim, ser identificado em algumas mulheres que fazem uso do método contraceptivo. Mas, claro, isso não é uma regra e vai depender também da marca e até mesmo da forma que o organismo da pessoa vai reagir ao utilizar.

Como qualquer outro medicamento, o anticoncepcional injetável também possui seus efeitos colaterais. (Imagem: Divulgação)
Como qualquer outro medicamento, o anticoncepcional injetável também possui seus efeitos colaterais. (Imagem: Divulgação)

Vale ressaltar que esse aumento de peso está bastante ligado a retenção de líquido (ou famoso inchaço) que o medicamento pode causar em algumas pessoas. Além dele, também podemos encontrar como efeitos colaterais dores de cabeça, sensibilidade nos seios, dores nas pernas e até alteração no ciclo menstrual, em casos mais específicos.

Agora, se você possui problemas vasculares ou tem histórico na família, fique de olhos, pois dependendo dos hormônios e do seu caso, o uso do anticoncepcional pode apresentar grandes riscos a sua saúde.

O anticoncepcional injetável pode ser uma boa opção para mulheres que não se adaptaram ao anticoncepcional em pílula ou algum outro método contraceptivo. Lembrando que ele não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, tornando o uso da camisinha indispensável. Não deixe de conversar com o seu médico de confiança antes de buscar o medicamento e, me caso de qualquer sintoma adverso, procure também ajuda de especialistas.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA