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Dieta Sem Carboidrato: Como funciona, dicas e Cardápio

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Parte da alimentação, os carboidratos são muito comuns, responsáveis pela grande maioria das calorias de nossas refeições.

Os carboidratos são responsáveis por se converterem em açúcares e sacarídeos durante a digestão, gerando um rápido e intenso aumento da taxa flicêmica. Desse modo, contribuem para o ganho de peso e fornecem saciedade de pouca duração. Por esses motivos, muitas pessoas optam por dietas sem carboidratos.

Dieta Sem Carboidrato
Dieta Sem Carboidrato

Como funciona uma Dieta sem Carboidrato?

Para a realização de uma dieta sem caboidrato propõe-se um corte substancial na ingestão desses nutrientes. Para entender como funciona uma dieta sem carboidratos, não se pode falar em um corte total deles, porque quase todos os alimentos contém ao menos um pouco de carboidratos em sua composição.

O objetivo da dieta é estimular a perda de peso, ela possui um grande potencia, uma vez que a rapidez com que os carboidratos se convertem em açúcares fazem deles os responsáveis por grande parte das calorias diárias de uma pessoa.

Para realizar essa dieta é necessário planejamento e disciplina, uma vez que os carboidratos estão presente na maioria dos alimentos. Contudo, os resultados pode ser vísiveis a curto prazo, de forma que a dieta pode oferecer uma motivação visível rapidamente.

Se você que fazer um planejamento correto, é necessário conhecer uma grande lista de comidas livres de carboidratos que devem ser adicionadas a sua alimentação.

Tipos de Carboidrato

Os carboidratos são divididos em dois grupos, o primeiro formado pelos monocarídeos e o segundo pelos polissacarídeos, chamados de carboidratos simples e carboidratos complexos, respectivamente.

Os carboidratos simples (monossacarídeos) são os que mais prejudicam quem quer perder peso. Sua formulação química simples é rapidamente decomposta pela digestão, resultando em uma rápida e intensa absorção de açúcar.

Tipos de Carboidrato
Tipos de Carboidrato

Desse modo, os carboidratos simples trazem consigo um grande excesso de calorias. Além disso, os níveis de açúcar tendem a aumentar e cair rapidamente, o que faz a fome aparecer, resultando na necessidade de se alimentar mais vezes durante o dia, consumindo consequente mente mais calorias.

Já os carboidratos complexos (polissacarídeos) possuem propriedades opostas, eles demoram mais para se decompor em meio a digestão, não causam um aumento tão grande e tão súbido nos níveis de açúcar. Entretanto, seus efeitos são semelhantes aos dos carboidratos simples, apenas menos intensos.

Cetogênica

Aqueles que defendem a dieta sem carboidrato, entre todos os pontos, enfatizam especialmente um, a sua capacidade de estimular cetose.

A cetogênese nada mais é que um estado metabólico em que as reservas de glicogênio do fígado acabam, fazendo com que o corpo consiga energia de elementos cetônicos que o fígado produz a partir dos ácidos graxos.

Cetogênica
Cetogênica

Em outras palavras: quando esta acontecendo a certo, a principal fonte de energia do corpo não são os açúcares, são as gorduras. Desse modo, um dieta sem carboidrato promete estimular a queima de gordura através da cetogenica.

Indo mais além, a cetoso provoca ainda uma alteração hormonal de extrema significância.

Já que o corpo não extrai mais a maior parte de suas energia dos açúcares, os níveis de insulina diminuem. Como se sabe, a insulina está relacionada ao acúmulo de gorduras, de modo que a relação entre a dieta sem carboidrato e o emagrecimento se estabelece de modo ainda mais convincente.

Cardápio: Alimentos sem Carboidrato

A grande maioria dos alimento que consumimos contêm muitos carboidratos, saber quais os alimento que podem fazer a composição da sua dieta é a primeira medida para alcançar resultados eficientes, confira a seguir a lista de alimento que não possuem carboidratos.

Carnes: As carnes em geral são bons alimentos sem carboidrato. Sua grande carga de proteínas e vitaminas é um outro atrativo. Procure, por isso, incluir carnes bovinas e suínas na sua dieta, bem como cortes de frango e peixes em geral.

Alimentos sem Carboidrato
Alimentos sem Carboidrato

Vegetais: Muitos vegetais são excelentes alimentos livres de carboidratos, ou com muito poucos carboidratos. Recomenda-se o consumo de alface, espinafre, pimentões, couve, azeitonas, cebolas, brócolis, couve-flor, cenoura, cebola e etc. Entretanto, é preciso ficar atento aos vegetais que possuem uma grande carga de carboidratos, como as batatas, o milho, o arroz e a soja.

Frutas: Muitas frutas são, infelizmente, grandes fontes de carboidratos. Entretanto, os tomates e os abacates são exceções, adequados a qualquer dieta sem carboidrato.

Castanhas: As amêndoas, nozes e castanhas em geral possuem uma baixa taxa de carboidratos. São uma boa adição a uma dieta sem carboidrato, especialmente como pequenos lanches durante o dia.

Óleo Vegetal: Os óleos vegetais são livres de carboidratos e podem ser usados para cozinhar. Por isso, não tenha medo dos óleos de soja, milho ou girassol. O azeite é, também, muito bem-vindo.

Laticínios: Os laticínios possuem, em geral, uma baixa carga de carboidratos. O consumo de leite é muitas vezes proibido em dietas sem carboidrato, mas não há porque evitar queijos, manteigas e iogurtes. É preciso, porém, tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, com a concentração de gordura nesses alimentos. Mais que isso, porém: fique atento aos queijos processados e aos iogurtes não naturais: há, neles, frequentemente grandes cargas de carboidratos.

Ovos: Os ovos possuem poucos carboidratos e são excelentes fontes de proteínas. É uma boa ideia consumir ovos no café da manhã, que é geralmente uma refeição rica em carboidratos.

Alimentos sem Carboidrato
Alimentos sem Carboidrato

Temperos: Temperar corretamente os alimentos de baixo carboidrato pode torná-los muito saborosos e cada vez mais atrativos, diminuindo a tentação de ceder aos carboidratos. Pimentas, orégano, e ervas em geral são excelentes sugestões.

Bebidas: Com as bebidas é preciso tomar um cuidado especial. A maior parte dos sucos é rico em carboidratos, e os refrigerantes, por sua vez, possuem cargas enormes de açúcares. Para seguir uma dieta sem carboidrato, recomenda-se o amplo consumo de água pura, bem como de café e de chás – ambos sem açúcar.

Dieta Sem Carboidrato Cuidados Necessários 

Não pratique uma dieta sem carboidratos por longos períodos de tempo. A falta de carboidratos por muito tempo pode causar problemas como fadiga, irritabilidade e baixa concentração. Também pode afetar quem pratica exercícios físicos, aumentando a incidência de câimbras.

Um dica é seguir esse dieta no máximo por 7 dias. Se necessário, espere mais uma semana e faça a dieta novamento.

Existem diversas dicas sobre como deveria durar a dieta sem carboidrato. Uma das durações mais populares é a de dois dias por semana. Assim, deixa-se de ingerir carboidratos apenas por dois dias durante a semana, mantendo a falta de carboidratos sob controle.

Dieta Low Carb
Dieta Low Carb

E a dica mais importante, busque sempre acompanhamento médico, é imprescindível cuidar da saúde. Um corpo visualmente magro não é sinal de saúde, tenha em mente, que são necessários processos pra atingir seus objetivos, aos poucos você consegue, unindo saúde e beleza.

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