1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Doenças Genéticas – Aconselhamento Genético o que é?

0

 

Existem por aí centenas de doenças genéticas que afetam gerações e gerações de uma família. Recentemente, com o intuito de tentar tratar cada vez mais cedo o problema, surgiu o aconselhamento genético.

O aconselhamento genético não significa que a doença será evitada ou curada, mas sim que será possível descobrir quais as chances de determinados membros da família virem a desenvolver a doença. Saiba mais a seguir.

Aconselhamento Genético

O aconselhamento genético nada mais é do que a verificação da probabilidade de um membro familiar desenvolver determinada doença. O aconselhamento, por exemplo, é estritamente recomendado para casais que desejam ter filhos, mas que possuem medo de ter alguma doença genética.

Aconselhamento Genético
Aconselhamento Genético. Imagem:divulgação

Através do aconselhamento também é possível ter uma noção das consequências dessa doença para o membro do grupo familiar.

Aconselhamento Genético Doenças Mais Comuns

Como falamos, há centenas de doenças genéticas por aí, algumas que são bem conhecidas e outras que nós nem imaginamos. As doenças genéticas mais comuns e que podem gerar um aconselhamento genético são as seguintes:

– Bronquite;
– Bócio Endêmico;
– Síndrome de Down;
– Fibrose Cística;
– Distrofia Muscular de Becker;
– Anemia falciforme.

Acesse e saiba mais informações: Veja as Principais Doenças que Afetam a Saúde dos Olhos

Aconselhamento Genético e Prevenção de Doenças Hereditárias

O aconselhamento genético deve ser feito por casais que desejam ter filhos e que, preferencialmente, ainda não deram início às tentativas. Com isso será possível descobrir se possuem alguma doença genética e quais serão as consequências para o feto.

Aconselhamento Genético
Aconselhamento Genético. Imagem:divulgação

O aconselhamento é indicado por vários motivos, entre eles o entendimento da aparição de doenças na família. Além disso, muitas pessoas têm dúvidas entre doenças congênitas e hereditárias, o que pode ser resolvido através do aconselhamento.

Anomalias genéticas o que é?

As anomalias genéticas acontecem quando há um padrão nos cromossomos ou genes que irá resultar em características físicas específicas e diferentes, como o que acontece na Síndrome de Down. As principais causas de uma anomalia genética são o álcool, a nicotina, uso de alguns antibióticos, tinturas para o cabelo, carência nutricional de ácido fólico ou até mesmo doenças como a rubéola.

Câncer doença genética?

Você sabia que um indivíduo pode possuir tendência a desenvolver o câncer? Isso acontece quando ele herda do pai, da mãe ou de ambos, o material genético que o torna predisposto ao câncer.

doença genética
doença genética. Imagem:divulgação

Atualmente já ocorreram vários casos de câncer hereditário, como o câncer de mama, de ovário, de intestino, de pele e até mesmo de rins.

Desordens genéticas

As desordens genéticas é quando há alguma alteração em nosso cromossomo ou em nossos genes. Como nós vimos anteriormente, a Síndrome de Down também é uma desordem genética. Há outras desordens, como: albinismo, doença congênita, Cardiomiopatia Hipertrófica, fibrose cística, Fígado gorduroso da gravidez, Doença de Crohn, entre outras.

Diabetes é genético?

O diabetes tipo 2 é genético, pois em muitos casos pacientes desenvolveram a doença mesmo levando uma vida saudável e realizando atividades físicas.

doença genética
doença genética. Imagem:divulgação

Segundo especialistas, caso um indivíduo tenha sido diagnosticado com diabetes do tipo de 2 antes dos 50 anos, a criança corre risco de desenvolver a doença. As chances são ainda maiores se o indivíduo for diagnosticado após os 50 anos.

Diagnóstico e tratamento de doenças genéticas

Através do aconselhamento genético você poderá obter um diagnóstico da doença, conhecer os seus sintomas, os riscos que pode causar, e com isso começar a trata-la. Caso não tenha como fazer isso antes do bebê nascer, pelo menos já terá um acompanhamento e poderá iniciar o tratamento logo no início da vida do bebê.

Acesse e saiba mais informações: Doenças que engordam: Veja mais sobre elas!

Diferença entre doença genética e hereditária

Muitas pessoas tendem a confundir a doença genética com a hereditária e por muitas vezes acham que ambas significam a mesma coisa, mas na verdade não. A doença genética ocorre quando ocorreu um dano, um distúrbio, no material genético ou seja, nos genes. Esse erro nos genes pode ser causado por diversos fatores.

doença genética
doença genética. Imagem:divulgação

Já a doença hereditária é quando o indivíduo herda a doença da sua família. A doença hereditária passa de geração para geração e se manifesta em alguns momentos.

Doenças cardiovasculares é genético?

As doenças cardíacas podem ter causas comuns do dia a dia, assim como também podem ser genéticas. Diversos componentes genéticos podem contribuir para aumentar o risco do surgimento de doenças cardiovasculares.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA