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Entenda tudo sobre os grãos integrais e seus benefícios

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Alimento integral é aquele que não sofreu nenhuma alteração em sua estrutura no processo de industrialização e manteve as vitaminas, minerais e fibras. Dessa forma é mais benéfico à saúde.

Os alimentos integrais são excelentes também para acelerar o metabolismo. Por isso o corpo gasta mais energia ajudando no emagrecimento. Assim, em uma dieta de emagrecimento é muito importante colocar esses alimentos na lista de preferências
alimentares.

Porque comer alimentos integrais

Ao comer um alimento rico em fibra a sensação que se tem é que ele “mata a fome” por mais tempo. Não é tão fácil para o organismo digerir as fibras, o que é muito bom e ajuda a demorar mais para sentir fome.

Os alimentos integrais ajudam a reduzir o risco de desenvolver diversas doenças, como diabetes tipo 2, doenças do coração, doenças inflamatórias, cânceres colorretais e outros. Além disso, ajuda a regular a pressão sanguínea e a reduzir o colesterol.

integrais
Entenda tudo sobre os grãos integrais e seus benefícios. Imagem:divulgação

Benefícios do alimento integral

Um dos benefícios dos alimentos integrais é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea. O que é ótimo para pessoas com diabetes ou até mesmo para preveni-la.

Acesse e saiba mais informações: Celíacos – Descubra se você é um

Lista de alimentos integrais

Os alimentos integrais são formados por grãos integrais. Na natureza, todos os grãos são integrais. Confira alguns alimentos integrais que você pode incluir na sua alimentação.

  • Aveia
  • Semente de Linhaça
  • Farelo de Trigo
  • Quinoa
  • Gergelim
  • Cevada
alimentos integrais
Entenda tudo sobre os grãos integrais e seus benefícios. Imagem:divulgação

Quinoa

A quinoa possui os mesmos nutrientes que cereais como arroz e trigo, mas com características de plantio e crescimento diferentes. É um alimento de alto valor biólogo e possui todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa para funcionar corretamente.

Rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, e no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido à quantidade de cálcio. Também possui ômega 3 e 6 importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol.

Ela também é rica em zinco, nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

Acesse e saiba mais informações: Como Calcular o Imc?

Linhaça

Conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia, a linhaça é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração e intestino.

A linhaça também é bastante rica em lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fitoestrógenos, que estão relacionadas a proteção contra o câncer de mama e à saúde dos ossos das mulheres.

quinoa e linhaça
Entenda tudo sobre os grãos integrais e seus benefícios. Imagem:divulgação

Mas o principal benefício da linhaça é o emagrecimento, suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem o acúmulo de gordura no corpo.

A porção recomendada de linhaça é de 10 gramas por dia, aproximadamente uma colher de sopa. Essa quantidade contém 3,35 gramas de fibras. Como precisamos consumir até 25 gramas ao dia, ela contém 13% da quantidade diária recomendada.

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