1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (801 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Excesso de Gases Intestinais e Seus Sintomas

0

O que são Gases Intestinais?

Os gases intestinais são o resultado do processo de metabolização que ocorre na digestão de alimentos que ingerimos. Esse processo é realizado pelas inúmeras bactérias existentes em nosso organismo. Durante as refeições ocorre a entrada de ar para o estômago que contribui para a produção de gases estomacais que, se não eliminados através do esôfago (pelo mecanismo popularmente conhecido como “arroto”), são direcionados para os intestinos.

 Sintomas do Excesso de Gases Intestinais

O excesso de gases intestinais pode causar sintomas como flatulência, arrotos e dores abdominais, sendo esses sintomas sentidos em diferentes intensidades por diferentes pessoas. Essa intensidade depende da quantidade de gás produzido pelo organismo e da quantidade absorvida de ácidos graxos pelo corpo.

Outro fator que pode influenciar na intensidade dos sintomas está relacionado a sensibilidade que o intestino grosso possui aos gases produzidos.

Saiba mais Informações, acesse: Doenças Cardiovasculares, Descubra as que mais Matam

Excesso de Gases Intestinais e Seus Sintomas
Excesso de Gases Intestinais e Seus Sintomas. Imagem:Divulgação

Causas dos Excesso de Gases Intestinais 

Uma das causas dos gases irem em direção aos intestinos é o ato de deitar-se após a refeição. Isto faz com que os gases tenham dificuldades de serem eliminados pelo esôfago na forma de arrotos e tendem a ir em direção aos intestinos e serem eliminados em forma de flatos.

Alguns alimentos também podem apresentar dificuldades para o processo digestivo por possuir em sua composição carboidratos de difícil digestão. Feijão, ovos, repolho e batata são exemplos desses alimentos.

Além disso, a produção de gases intestinais pode estar relacionada com problemas de saúde onde os mais conhecidos são a intolerância a lactose e a alteração de flora bacteriana dos intestinos que pode ser causada pelo uso de antibióticos.

Tratamento de Excesso de Gases Intestinais

Uma das formas de tratamento existente é um procedimento chamado colonterapia. Ele consiste na limpeza do intestino através da remoção de fezes retidas no intestino grosso. A realização de uma consulta médica a um especialista (gastroenterologista) é de grande importância para fazer uma avaliação para o correto diagnóstico dos sintomas tendo em vista que existem diferentes causas para a mesma manifestação do problema.

Saiba mais Informações, acesse: Intoxicação Alimentar, Causas, Sintomas e Tratamentos

Excesso de Gases Intestinais e Seus Sintomas
Excesso de Gases Intestinais e Seus Sintomas. Imagem:Divulgação

Como Prevenir Gases Intestinais

Algumas medidas ajudam a evitar a produção de gases intestinais, como não ingerir alimentos que conhecidamente dificultam o processo de digestão. Tomar bebidas gasosas também contribui para a formação dos gases, sendo importante evitá-los.

Saiba mais Informações, acesse: Vitamina E, saiba da importância para sua saúde

Controlar a ansiedade também ajuda na prevenção, pois estudos afirmam que pessoas com sintomas de ansiedade fazem maior ingestão de ar. É importante ressaltar que uma dieta adequada acompanhada por um profissional qualificado e especializado como um nutricionista tem suma importância para a correta prevenção dos problemas causados por alimentação.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA