1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Fibrose Cística – O que é? Como Tratar?

0

A fibrose Cística é uma doença genética, que altera o mecanismo que controla a água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo. Principalmente o sistema respiratório, digestivo e as glândulas de suor. Esta doença também é conhecida como a doença do beijo salgado, porque a pessoa com esta doença possui uma perda excessiva de sal pelo suor, sua pele fica mais salgada.

A fibrose Cística é uma doença genética, que altera o mecanismo que controla a água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo. (Imagem: Divulgação)
A fibrose Cística é uma doença genética, que altera o mecanismo que controla a água e o sal de alguns sistemas do nosso organismo. (Imagem: Divulgação)

Quais São as Causas da Fibrose Cística?

A Fibrose Cística é causada por um gene defeituoso, que é hereditário. O corpo produz um liquido anormal pegajoso e denso, conhecido pelo nome de muco, este poderá acumular nas passagens respiratórias dos pulmões e pâncreas. Este acúmulo, poderá resultar em infecções pulmonares, que podem colocar a pessoa em risco. Também pode afetar o sistema digestivo e as glândulas sudoríparas. O seu diagnóstico geralmente ocorre até os 2 anos de idade, mas também pode aparecer mais tarde aos 18 anos.

Como é Feito o Diagnóstico da Fibrose Cística?

Uma das maneiras de descobrir se tem a doença da Fibrose Cística, é através do teste do pezinho feito nos recém-nascidos, quando mais cedo for o diagnóstico mais expectativa e qualidade de vida lhe será proporcionado. Outra maneira de identificar a doença é através do teste de suor, na grande maioria dos diagnósticos a Fibrose Cística é descoberto antes dos 2 anos de vida, pois os sintomas geralmente chamam muito atenção, pois são muito intensos.

Quais os Sintomas da Fibrose Cística?

Os sintomas da Fibrose Cística podem variar dependendo da idade do paciente, dentre os principais estão: tosse com secreção, desidratação sem motivo, entupimento do intestino, dificuldade de ganhar peso, perda de peso, diabetes, infertilidade, doença hepática, infecções respiratórias graves, sinusite crônica, tosse crônica, desnutrição progressiva, insuficiência cardíaca, artrite, osteoporose, artrite, pneumonia, pneumotórax.

Uma das maneiras de descobrir se tem a doença da Fibrose Cística, é através do teste do pezinho feito nos recém-nascidos. (Imagem: Divulgação)
Uma das maneiras de descobrir se tem a doença da Fibrose Cística, é através do teste do pezinho feito nos recém-nascidos. (Imagem: Divulgação)

Como é Feito o Tratamento para Fibrose Cística?

A Fibrose Cística pode afetar mais de um órgão, por isto o seu tratamento vai variar para cada lugar afetado.

– No Pulmão: Quando a doença compromete o pulmão, geralmente são feitas fisioterapias respiratórias, inalações e tratamentos de infecção;

-No Sistema Digestivo: O paciente deverá tomar capsulas com enzimas pancreáticas, para prevenir a desnutrição;

-No Sistema reprodutor: Neste caso não existe tratamento, 98% dos homens ficam estéreis.

Como Conviver com o Diagnóstico da Fibrose Cística?

Existem alguns cuidados com a saúde que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida, dentre eles podemos destacar:

-Tomar muito liquido;

-Fazer exercícios pelo menos duas vezes por semana;

-Evitar o cigarro, a sujeira, produtos químicos domésticos, a poeira, fumaça;

-Limpar as secreções das vias respiratórias;

O seu diagnóstico geralmente ocorre até os 2 anos de idade, mas também pode aparecer mais tarde aos 18 anos. (Imagem: Divulgação)
O seu diagnóstico geralmente ocorre até os 2 anos de idade, mas também pode aparecer mais tarde aos 18 anos. (Imagem: Divulgação)

Quais São as Expectativas de Vida do Paciente com Fibrose Cística?

A Fibrose Cística infelizmente não tem cura, o tratamento só retardará a progressão da doença. Os tratamentos avançaram, já existe uma expectativa maior do paciente, principalmente se o seu diagnóstico for precoce, o problema são as complicações que ela proporciona ao paciente, a doença pulmonar pode piorar de uma hora para a outra, fazendo com que o portador da Fibrose Cística fique incapacitado de viver uma vida normal à expectativa no Brasil é de 19 anos.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA