1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Lactase – O que é, funciona e para que serve!

0

A lactase é uma enzima presente em nosso organismo que tem como função quebrar a lactose que ingerimos no leite e seus derivados, transformando-a em galactose e glucose. Há casos de pessoas que apresentam certa deficiência em produzir essa enzima e isso pode acabar gerando quadros de intolerância à lactose.

Como a grande maioria sabe, pessoas com essa intolerância não conseguem ingerir o açúcar presente no leite e em seus derivados e, se o fazem, sofrem com efeitos como diarreia, cólica abdominal e retenção de líquidos. Quem possui a intolerância por causa da falta de enzima, pode obter a enzima por meio de comprimidos que são feitos em laboratórios. Em outras palavras, a lactase pode ser obtida através de comprimidos, como um suplemento, o que poderá ajudar você a acabar com a intolerância. Veja mais a seguir.

Como funciona a Suplementação com Lactase

A suplementação com lactase, ou seja, a ingestão de comprimidos que tenham essa enzima, deve ser feita quando uma pessoa não produz a quantidade necessária da substância no organismo, o que acaba evoluindo para um quadro de intolerância a lactose. Além de comprimidos, já é possível encontrar no mercado a lactase na forma de pastilhas mastigáveis, em pó ou em cápsulas.

É importante ressaltar que através da suplementação você não acaba por completo com a intolerância, apenas se torna mais fácil a digestão do açúcar presente no leite, ou seja, os efeitos colaterais indesejáveis da intolerância não aparecem mais.

Todas as pessoas intolerantes podem fazer a suplementação?

A suplementação de lactase, seja em comprimidos, cápsulas ou em pó, nada mais é do que uma suplementação nutricional. Dessa forma, os fabricantes afirmam que não apresentam nenhum tipo de efeito colateral e que podem ser consumidas por qualquer pessoa que possua o quadro de intolerância.

No entanto, ressaltamos que é muito importante consultar o seu médico e ter um acompanhamento ao longo do consumo desse suplemento. O médico irá avaliar o seu caso, conhecerá o medicamento e seus ingredientes, podendo assim recomendar a dose necessária e auxiliar com dúvidas.

Recomendação de uso da Suplementação com Lactase

É recomendado que você seja acompanhado por um especialista, pois este irá lhe recomendar a dose de acordo com sua necessidade. A quantidade de comprimidos ou a dose em pó que deve ser consumida diariamente varia de uma pessoa para outra. Como você pode ver, há casos em que é preciso ingerir até 3 comprimidos por dia, e outros em que apenas 1 já é o suficiente.

Não se automedique sozinho, sempre procure o médico para definir a dosagem ideal.

Contraindicações do uso da Suplementação com Lactase

Essa suplementação não deve ser feita por mulheres grávidas e que amamentam, nem por hipertensos ou pessoas que sejam alérgicas à lactase. Além disso, não é indicado para bebês e em alguns casos a suplementação pode ser feita por crianças a partir de 5 anos.

No entanto, sempre consulte o médico antes de sair dando qualquer medicamento para o seu filho.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA