1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.311 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Menopausa e Reposição Hormonal

0

Menopausa é um processo natural na vida de toda mulher, o nome dado ao último ciclo menstrual da mulher, ocorre devido ao esgotamento de óvulos e, consequentemente, o fim dos ciclos menstruais e ovulatórios, o que sucede a menopausa é o climatério.

Saiba mais Informações, acesse: Como Emagrecer 10 kg em 10 dias

Esse processo deveria ocorrer entre os 45 até 55 anos de idade da mulher, porém existe uma porcentagem de 5% das mulheres que podem sofrer a menopausa precoce.

Menopausa e Reposição Hormonal
Menopausa e Reposição Hormonal

Motivos da Menopausa Precoce

Quando a menopausa precoce acontece antes do tempo previsto pode ser acarretada por diversos motivos como genética, habito de fumar, etc.

A menarca, é a primeira menstruação e a menopausa é a última. A primeira é quando a vida fértil da mulher inicia e a última, consequentemente, é quando chega ao fim.

Reposição Hormonal

A menopausa, como já notado, é um processo natural na vida de toda mulher, porém, em boa parte, algumas mulheres sofrem transtornos e sintomas muito indesejáveis durante esse processo da menopausa até o climatério.

Menopausa e Reposição Hormonal
Menopausa e Reposição Hormonal

Sintomas como fogacho (popularmente conhecido como “ondas de calor”), secura vaginal, depressão, diminuição na libido e diversos outros.

Para esses sintomas é recomendado manter uma alimentação balanceada rica em soja, alimentos integrais e sementes diversas, pois esses alimentos também irão auxiliar no balanceamento hormonal, praticar exercícios físicos, mas essas práticas nem sempre são a solução, para isso existe a reposição hormonal.

Saiba mais Informações, acesse: Elíptico Mecânico e Magnético. Veja seus Benefícios!

O que é a Reposição Hormonal?

A reposição hormonal é recomendada ser feita sempre com a orientação de um profissional, ginecologista para as mulheres e endocrinologista ou urologista para os homens.

Exercícios para Combater a Menopausa
Exercícios para Combater a Menopausa

Nas mulheres, o tratamento consiste na reposição do estrógeno, que pode ser por gel ou adesivo (transdérmica). A falta de estrogênio no organismo pode acarretar a secura vaginal, as ondas de calor, os suores noturnos e diversos outros sintomas.

Qual a Diferença entre Menopausa e Reposição Hormonal?

A menopausa, como já citado, é o marco do último ciclo menstrual na vida da mulher, que ocorre devido ao esgotamento dos óvulos tendo como consequência o fim dos ciclos ovulatórios e menstruais, é um processo natural mas pode ser muito incomodo na vida de algumas mulheres.

Já a reposição hormonal é um tratamento para evitar o incômodo nesse processo e facilitar a vida da mulher, um tratamento de reposição de estrógeno na mulher que evitará os diversos sintomas indesejados como secura vaginal, ondas de calor e muitos outros.

Tratamentos para a Menopausa

É importante, para evitar os sintomas indesejáveis e inconvenientes, nesse momento ter uma alimentação rica em soja, alimentos que contenham soja, linhaça, evitar doces e gorduras, praticar exercícios físicos, evitar o consumo do fumo em excesso, existem até alguns chás naturais como tratamento nesse processo.

O tratamento mais popular nesse processo é a reposição hormonal, que é recomendada quando os sintomas são muito fortes e atrapalham até mesmo na qualidade de vida da mulher.

Tratamentos para a Menopausa
Tratamentos para a Menopausa

Causas e Sintomas da Menopausa

A causa da menopausa é o esgotamento dos óvulos, e a causa dos sintomas indesejados é a falta de estrógeno no organismo. Abaixo vamos listar os principais sintomas, que são:

* Fogacho, conhecido como “ondas de calor”

* Aumento de peso

* Insônia

* Suor

* Secura vaginal

* Tonturas

* Menstruação irregular

* Mudança de humor

* Redução na libido

Se você estiver passando por esse momento e por essa série de sintomas indesejados procure a orientação de um médico e a reposição hormonal.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA