1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é a enzima lactase?

0

A enzima lactase pode servir de grande aliada para as pessoas que sofrem de intolerância a lactose. Todos nós temos essa enzima em nosso corpo, pois ela é produzida pelo nosso organismo, no entanto, poucos reconhecem a sua importância para que o nosso corpo funcione corretamente. Vamos dar a ela o seu reconhecimento quando o nosso corpo para de produzi-la na quantidade adequada e aí começamos a sofrer com os efeitos colaterais.

A seguir, veja o que é a enzima lactase, para que ela serve, como funciona e como pode ser usada para beneficiar as pessoas com intolerância a lactose.

Veja o que é a enzima lactase

A lactase é uma enzima presente em nosso organismo que tem como função realizar a hidrólise da lactose, que nada mais é do que efetuar a quebra da lactose e transformá-la em galactose e glucose. Quando o nosso corpo sofre com deficiência dessa enzima, pois enfrenta dificuldades na hora de produzi-la, acaba surgindo a intolerância a lactose. É comprovado que a falta dessa enzima no organismo é uma das principais causas da intolerância.

Felizmente, hoje em dia há várias opções de comprimidos de lactase que podem ser encontradas em nossas farmácias, permitindo que as pessoas intolerantes possam ingerir leite e seus derivados, sem sofrer com as reações alérgicas da intolerância. Além de comprimidos, é possível encontrar a lactase na forma de pó. A enzima também é usada pela indústria na produção de produtos indicados para pessoas com intolerância.

Qualquer pessoa com intolerância pode consumir a lactase?

A lactase vendida no formato de comprimidos ou em pó trata-se de uma suplementação alimentar, portanto não há restrições para o seu uso. Segundo os fabricantes, a lactase pode ser ingerida diariamente ou sempre que você for ingerir algum produto lácteo. No entanto, não é indicado exagerar.

O ideal é que essa enzima seja consumida de forma esporádica, apenas quando você não tiver outras opções de alimentação a não ser os alimentos lácteos. Além disso, é preciso se consultar com o médico para ter certeza de que o seu problema é a intolerância, dessa forma ele poderá lhe garantir que o consumo dessa enzima irá inibir as reações alérgicas.

Modo de Uso da Lactase

A quantidade de cápsulas ingeridas varia de acordo com o produto de cada fabricante. De modo geral, os principais suplementos de lactase possuem entre 9.000 e 10.000 FFC, uma quantia suficiente para a digestão de uma refeição completa que contenha lácteos. Dessa forma, um comprimido sendo consumido antes da refeição poderá te ajudar a consumir até mesmo alimentos com grandes quantidades de lactose.

No entanto, caso você vá se alimentar novamente com produtos lácteos após um determinado período de horas, é preciso repor a enzima novamente. Sempre consulte o seu médico para que ele lhe passe a prescrição exata para o seu caso.

Corro o risco da enzima não surtir efeito?

Muitas pessoas já relataram sentir alguns desconfortos gastrintestinais, mesmo após o uso da enzima lactase. No entanto, isso não significa que ela não esteja fazendo efeito. É preciso levar em conta que dificilmente você ingere alimentos lácteos puros no seu dia a dia e isso causa mudanças na sua capacidade digestiva, por isso essa pode ser apenas uma reação demonstrando que você não está mais acostumado a ingerir tais alimentos.

Bebês podem ingerir a enzima lactase?

Alguns bebês também já sofrem com intolerância à lactose desde cedo, mas infelizmente, não é recomendado dar essa enzima para o bebê em forma de suplementação. A enzima lactase na forma de comprimidos e em pó é recomendada somente para crianças a partir de 5 anos.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA