1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é incontinência urinária? Como identificar e Tratar.

0

Talvez você conheça a incontinência urinária pelo ato de perder o controle da bexiga, ou seja, não conseguir mais segurar o xixi ou prever quando ele está perto. Essa doença é mais comum do que você imagina e, em muitos casos, acaba resultando em situações constrangedoras.

A doença possui diversos graus de gravidade e é importante identifica-los antes de iniciar o tratamento. Um exemplo da doença é quando a pessoa não consegue segurar o xixi ao realizar atos como espirrar. A seguir, conheça os tipos de doença, veja os sintomas e como é feito o tratamento.

Tipos de Incontinência Urinária

Há em torno de cinco tipos de incontinência urinária e cada uma possui suas próprias características. A incontinência urinária de esforço se caracteriza quando a pessoa não possui força suficiente para conter a urina. Nesse caso a pessoa irá urinar quando tossir, subir escadas, fazer atividades físicas ou até mesmo quando apenas mudar de posição.

A incontinência urinária de urgência é quando você possui um desejo muito forte de urinar e não aguenta até o banheiro. Isso acontece até mesmo quando a quantidade de urina na bexiga é pequena. Há também a incontinência urinária por transbordamento que ocorre sempre quando a bexiga está cheia, resultando em vazamentos. A incontinência urinária funcional é quando uma pessoa sabe que está com vontade de urinar, mas não pode ir ao banheiro por causa de alguma doença. Por fim, a incontinência urinária mista que se caracteriza por vários sintomas misturados.

Principais causas da Incontinência Urinária

Algumas bebidas e alimentos agem como diuréticos e acabam aumentando a quantidade de urina na bexiga, o que pode causar a doença. As principais causas são: cafeína, álcool, refrigerantes, xarope de milho, adoçantes artificiais, alimentos ácidos e/ou cítricos, alimentos ricos em açúcar, consumir de forma excessiva vitaminas B e/ou C, entre outros.

A doença também pode ser causada por outra condição médica que é de fácil tratamento, como uma prisão de ventre, uma infecção do trato urinário ou até mesmo por estresse. Há ainda outras razões para o surgimento da incontinência, como uma gravidez, o envelhecimento, a menopausa, o aumento da próstata ou a obstrução do trato urinário.

Sintomas da Incontinência Urinária

Cada um dos tipos de incontinência possui os seus próprios sintomas, por isso é importante conhece-los para que você possa identificar o problema. A incontinência urinária de esforço possui como principal sintoma a liberação da urina de forma involuntária, ou seja, quando você faz xixi ao realizar alguma atividade de rotina.

A incontinência urinária de urgência possui como sintoma principal a necessidade súbita e frequente de ir urinar, além de vazamento de urina.

Tratamento da Incontinência Urinária

O tratamento sempre vai depender do tipo da doença e também da sua gravidade. Em vários casos é preciso mais de um tratamento para o problema. Há várias opções de técnicas comportamentais, como treinamento de bexiga e micção dupla. Há também a estimulação elétrica, os medicamentos, dispositivos médicos e terapias de intervenção.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA