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Quais os Benefícios do Ômega 3

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Alguns benefícios do Ômega-3 para a saúde podem te garantir muitos benefícios, como por exemplo, um rejuvenescimento celular. Mas, no geral, são inúmeros as coisas boas do Ômega-3, ajudando inclusive no processo de emagrecimento.

O que é o Ômega 3

O Ômega-3 são ácidos graxos poli-insaturados, conhecidas popularmente como sendo as gorduras do bem, porque trazem benefícios para o funcionamento do organismo. Se consumir na medida certa o Ômega-3 pode trazer benefícios inestimáveis à saúde.

Ômega 3 para Emagrecer

De acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Navarra, na Espanha, o Ômega-3 ajudou muito na eliminação e emagrecimento dos quilos extras a mais de 32 pessoas. Fora isso, o Ômega-3 ajudou muito na perca de peso e na baixa nos índices de pressão arterial.

Ou seja: comer salmão regularmente (peixe que contém o Ômega-3) é capaz de diminuir a pressão arterial e dar a pessoa uma grande equilíbrio da pressão alta.

Ômega 3 Ajuda no Controle da Fome

O consumo do Ômega-3 vai te ajudar a controlar a sua fome de uma forma que vai te mostrar como ter sucesso com isso. Segundo um estudo feito pela da Universidade Estadual de Campinas (SP) quem consome o Ômega-3 na sua dieta consegue ter uma diminuição no peso considerável e com isso tende a conseguir isso porque tem menos vontade de consumir comida.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Produtos para Você Perder Peso e Emagrecer Naturalmente

De acordo com as pesquisas as pessoas sentem menos fome quando consomem o Ômega-3 porque o nutriente deixa a pessoa com uma grande sensação de saciedade.

Quais os Benefícios do Ômega 3
Quais os Benefícios do Ômega 3

Conheça Alguns Alimentos que Possuem Ômega 3

Alimento Porção Quantidade em ômega 3 Energia
Sardinha 100 g 3,3 g 124 calorias
Arenque 100 g 1,6 g 230 calorias
Salmão 100 g 1,4 g 211 calorias
Atum 100 g 0,5 g 146 calorias
Sementes de chia 28 g 5,06 g 127 calorias
Sementes de linhaça 20 g 1,6 g 103 calorias
Nozes 28 g 2,6 g 198 calorias

Frutas e Outros Alimentos

Qtd. Sat. %B MUFA %B PUFA %B n-6 (g) n-3 (g) n-6/n-3 Vit. E (mg)A
abacate (cortado aos cubos) 1 C 17 69 14 2,8 0,2 16,6 2,0
amêndoa, torrada, 22 miolos 1 oz 8 67 25 3,6 0,0 7,5
castanha-do-maranhão, seca, 6–8 miolos 1 oz 26 36 38 6,7 0,0 2,2
caju, torrado 1 oz 21 62 18 2,2 0,0 0,2
sementes de chia (Salvia hispanica) 1 oz 11 7 82 1,6 5,06 0,33 NA
linhaça, moída 1 T 9 19 72 0,4 1,6 0,3 0,0
avelã, torrada 1 oz 8 78 14 2,4 0,0 4,4
macadâmia, torrada, 10–12 miolos 1 oz 16 82 2 0,4 0,1 6,6 0,2
azeitona, grande 5 14 77 9 0,2 0,0 12,3 0,7
amendoim, torrado 1 oz 15 52 33 4,4 0,0 2,2
noz pecã, torrada 1 oz 9 62 29 5,6 0,3 19,7 1,1
pistácio, 47 miolos 1 oz 13 55 32 3,9 0,1 52,2 1,2
feijão de soja, cozido 0,25 C 16 24 61 1,9 0,3 7,5 0,8
feijão de soja, torrado 0,25 C 16 24 61 4,6 0,6 7,5 N/D
sementes de girassol, torradas 1 oz 11 20 69 9,3 0,0 14,3
tempeh, cozinhado 100 g 35 38 27 2,5 0,1 21,0 N/D
tofu, cru, coagulado com sulfato de cálcio 0,5 C 16 24 61 5,5 0,7 7,5 N/D
noz preta 1 oz 7 24 70 9,5 0,9 10,1 0,7
noz 1 oz 10 14 76 10,8 2,6 4,2 0,8
Qtd. Sat. %B MUFA %B PUFA %B n-6 (g) n-3 (g) n-6/n-3 Vit. E (mg)A
óleo de girassol, alto teor oleico, mín.: 70% 1 T 10 86 4 0,5 0,0 18,7 N/D
óleo de avelã 1 T 8 82 11 1,4 0,0 6,4
óleo de açafroa, oleico, mín.: 70% 1 T 7 78 15 2,0 0,0 4,7
azeite 1 T 14 77 9 1,1 0,1 13,2 1,7
óleo de abacate 1 T 12 74 14 1,8 0,1 13,1 N/D
óleo de amêndoa 1 T 9 73 18 2,4 0,0 5,3
óleo de colza 1 T 7 62 31 2,8 1,3 2,2 2,9
óleo de amendoim 1 T 18 49 34 4,3 0,0 1,7
óleo de girassol, linoleico, máx.: 60% 1 T 11 47 42 5,4 0,0 8,1
óleo de sésamo 1 T 15 42 44 5,6 0,0 0,2
óleo de milho 1 T 13 25 61 7,9 0,1 83,0 2,9
óleo de soja 1 T 15 24 61 6,9 0,9 7,5 1,5
óleo de noz 1 T 10 24 66 7,2 1,4 5,1 0,1
óleo de linhaçaC 1 T 7 21 71 2 8 0,25 N/D
óleo de girassol, linoleico, mín.: 60% 1 T 11 20 69 8,9 0,0 6,1
óleo de grainha de uva 1 T 10 17 73 9,5 0,0 3,9
óleo de açafroa, linoleico, mín.: 70% 1 T 7 15 78 10,1 0,0 4,6

Dose Diária de Ômega 3 Recomendada

Para ter sucesso com os benefícios do Ômega-3 o correto é que a pessoa faça o consumo de 250 mg para os adultos; 100 mg para crianças e de 450 mg na gravidez. Para conseguir chegar a essa quantidade de Ômega-3 é necessário que a pessoa faça o consumo de peixe de 3 a 4 vezes por semana.

Dose Diária de Ômega 3 Recomendada
Dose Diária de Ômega 3 Recomendada

Alimentos Enriquecidos com Ômega 3

É possível comer alguns alimentos com Ômega-3 porque foram enriquecidos com o produto. Alimentos como manteiga, ovos, leite e pães podem ter o Ômega-3.

Esse alimento é bem anti-inflamatório e ajuda o seu organismo, ajudando na prevenção de doenças. Mas, mesmo os alimentos que foram enriquecidos com o Ômega-3 trazem quantidades bem pequenas.

Por isso é muito importante manter o consumo de alimentos como salmão, sardinha, atum, linhaça e chia, que devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por semana.

Alimentos Enriquecidos com Ômega 3
Alimentos Enriquecidos com Ômega 3

Diferenças entre os Tipos de Ômegas

Existem algumas diferenças consideradas bem básicas o ômega 3, 6 e 9 ; sendo que elas acontecem por causa da sua estrutura química. O Ômega 3 e o 6 são considerados fundamentais, ou seja, não são produzidos pelo organismo humano, sendo necessário consumir ele por meio de produtos que a natureza nos oferta.

No entanto, o Ômega 9, além de ter fontes na natureza, também é sintetizado pelo corpo humano a partir do 3 e do 6.

Consumo de Óleos Vegetais e Ômega 3

Uma grande fontes de Ômega-3 são os óleos vegetais. Já o Ômega 6 são achados de maneira bem satisfatória nos óleos vegetais também. Já o Ômega-3 é encontrado somente no óleo de canola e no óleo de soja, além de ser achado em alguns tipos de peixes e grãos, como a linhaça.

Consumo de Ômega 3 Diminui Infartos

O consumo de ácidos graxos ômega-3, que é encontrado nos peixes como salmão, sardinha e anchova, pode diminuir em 10% o risco de morrer por causa de ataques cardíacos que levam a morte.

As principal fonte de ômega 3 são os peixes, que também são ricos em proteínas específicas, como por exemplo, vitamina D, selênio e outros minerais.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

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