1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Quando Começar a Tomar Anticoncepcional

0

O anticoncepcional está entre os métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres. Seja em pílula ou injetável, ele vem sendo usado como uma forma de evitar uma gravidez inesperada e ainda dar mais autonomia e controle do próprio corpo.

Porém, uma grande dúvida que fica – principalmente entre as adolescentes – é de quando começar a tomar o anticoncepcional e se existe uma hora certa para isso. Se esse também é um questionamento seu, confira as dicas que podem ajudá-la a solucionar o problema.

O anticoncepcional está entre os métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres. (Imagem: Divulgação)
O anticoncepcional está entre os métodos contraceptivos mais usados pelas mulheres. (Imagem: Divulgação)

Como Tomar Anticoncepcional pela Primeira Vez?

Antes de tudo, é necessário ter consciência dos motivos que a levaram querer tomar o anticoncepcional: para problemas menstruais ou hormonais como ovários policísticos? Para melhorar a aparência de sua pele por conta da acne? Para se proteger de uma possível gravidez?

Depois que você souber a resposta para qual é a sua necessidade, chegou a hora de marcar uma consulta com um especialista na área, ou seja, um ginecologista. É só ele que poderá indicar qual é o melhor medicamento para o seu corpo, tendo em vista que existem diversas opções de anticoncepcionais – com mais ou menos determinado hormônio, com uma ou outra função diferente e outras características que precisam ser levadas em consideração.

Quando escolherem o melhor para você e tiver comprado, é necessário esperar pelo próximo ciclo. Então, no primeiro dia dele – que significa o primeiro dia que a menstruação vier naquele mês – pode começar a tomar o medicamento, um por dia, sempre seguindo as instruções da bula e também do médico.

Entenda Como Tomar os Anticoncepcionais

Existem alguns tipos diferentes de anticoncepcionais para ser utilizados, confira como tomar cada um deles:

– Anticoncepcionais injetáveis: ele não é muito indicado para quem está iniciando agora o uso do medicamento. Porém, sua utilização pode ser mensal ou trimestral, ficando a cargo de cada uma escolher a melhor forma. A primeira vez que for tomá-lo deve ser no primeiro dia da menstruação e, sendo assim, continuar sempre uma vez por mês ou a cada três meses.

Antes de tudo, é necessário ter consciência dos motivos que a levaram querer tomar o anticoncepcional. (Imagem: Divulgação)
Antes de tudo, é necessário ter consciência dos motivos que a levaram querer tomar o anticoncepcional. (Imagem: Divulgação)

– Anticoncepcional Ciclo 21: como o nome já diz, este medicamente deve ser tomando durante 21 dias seguidos no mês – iniciando no primeiro dia da menstruação – e, se possível, sempre no mesmo horário. Quando as pílulas acabarem, você deve fazer uma pausa de 7 dias e depois voltar a tomar normalmente.

– Anticoncepcional Selene: o uso do anticoncepcional Selene é feito de forma semelhante ao Ciclo 21. Outros concepcionais podem vir com 28 comprimidos, sendo 21 com hormônios e 7 placebos para que você não esqueça de voltar a tomar depois de sete dias.

Anticoncepcional  – Outros Efeitos

Como qualquer método contraceptivo, o anticoncepcional – seja injetável ou em pílula – precisa ser tomado da maneira correta e com regularidade para que atinja o máximo de proteção e resultados esperados. Para isso, é preciso começar o tratamento no primeiro dia da menstruação.

Ou seja, se você tomar antes da menstruação descer ou depois, como no segundo dia, ele perderá a eficácia total e pode não gerar os efeitos esperados. Além disso, se não seguir o que está escrito na bula, o seu ciclo pode desregular e você precisará suspender e começar só no próximo.

Como qualquer método contraceptivo, o anticoncepcional precisa ser tomado da maneira correta e com regularidade. (Imagem: Divulgação)
Como qualquer método contraceptivo, o anticoncepcional precisa ser tomado da maneira correta e com regularidade. (Imagem: Divulgação)

Ele também pode ser usado para aquelas que querem suspender a menstruação em determinado mês. Para isso, basta não fazer a pausa e emendar uma cartela na outra. Porém, não é indicado que se faça isso regularmente, a não ser que converse antes com seu médico.

O anticoncepcional pode, sim, trazer alguns benefícios se tomado com acompanhamento profissional. Só não se esqueça que ele não protege de doenças sexualmente transmissíveis e pode causar efeitos colaterais dependendo da reação do seu organismo.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA