Saboroso Quiche de Legumes Sem Glúten

O quiche é uma espécie de torta muito tradicional na culinária francesa. Sua massa e recheios tradicionais são feitos a base de ovo, creme de leite e farinha. O alimento conquistou uma boa parte do paladar brasileiro, podendo ser encontrada em diversos estabelecimentos.

Porém, os ingredientes que são parte da receita original ficam restritos a alguns cardápios como de pessoas que têm intolerância à lactose, doença celíaca, possuem algum tipo de dieta ou têm alimentação vegana ou vegetaria.

Foi pensando nisso que desenvolveram alternativas para o consumo do quiche, promovendo uma receita livre de glúten, mas preservando todo o sabor desta torta aberta deliciosa.

Receita de Quiche Sem Glúten
A receita de quiche a seguir tem um preparo médio de 45 minutos e rende até 12 porções.

Ingredientes para a massa

1 colher de sopa de farinha de banana verde
1 ½ xícara de chá de farinha de arroz
1 colher de café de sal marinho
1 colher de chá de fermento químico
1 copo de iogurte natural desnatado
2 colheres de sopa de semente de chia
3 colheres de sopa de farinha de linhaça
3 colheres de sopa de quinoa em flocos
4 colheres de sopa de óleo de girassol ou azeite
4 colheres de sopa de amaranto em flocos

Modo de preparo da massa

1 – Em um recipiente, misture a chia com o iogurte e deixe a semente hidratar por cerca de 20 minutos. Reserve para usar depois. Com a ajuda de um processador ou liquidificador, coloque a farinha de arroz, farinha de banana verde, farinha de linhaça e o óleo até formar uma espécie de farofa. Atenção: ela precisa ter um aspecto mais fino do que as massas normais.
2 – Assim que bater, adicione o amaranto, a quinoa e a chia já hidratada com iogurte. Misture bem até que tudo forme uma massa bem homogênea. Polvilhe com farinha de arroz uma superfície untada com óleo de coco ou de girassol e limpa, coloque a massa e abra em formato de retângulo. Envolva toda a massa em papel filme e reserve na geladeira por 30 minutos.
3 – Quando tiver passado o tempo, abra a massa do tamanho de uma forma que tenha em casa. Preencha todo o utensílio com a massa e reserve para adicionar o recheio.

Ingredientes para o recheio

1 copo de iogurte desnatado
½ xícara de chá de cebola roxa picada
1 cenoura média ralada
1 colher de sopa de ervas frescas picadas
1 gema
1 colher de chá de açafrão da terra
2 colheres de sopa de semente de chia
200g de brócolis
2 xícaras de chá de berinjela cortada em cubos
2 xícaras de chá de abobrinha cortada em cubos
2 colheres de sopa de semente de girassol (tostada e picada)
2 claras
3 colheres de sopa de azeite
300g de queijo tipo cottage
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo da massa

Repita o procedimento da massa e misture a chia com o iogurte para hidratar por 20 minutos e reserve. Coloque o brócolis em uma panela com bastante água e sal e deixe cozinhar depois que ferver por cerca de 2 minutos. Depois retire a água, seque bem e pique em cubos médios. É valido deixar os floretes inteiros. Reserve.

Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo brando e refogue bem a cebola. Quando começar a dourar, acrescente abobrinha e a berinjela em cubos, deixando cozinhar até que adquiram uma textura mais macia. Quando desligar o fogo, adicione a cenoura, o brócolis e as sementes de girassol. Tempere bem com as ervas que escolheu, sal e pimenta do reino. Coloque em um recipiente fundo e reserve.

Agora é hora de preparar mais uma parte do recheio. Coloque queijo cottage, a gema, as claras, farinha de arroz, açafrão e a semente de chia hidratada. Tempere com sal e pimenta do reino. Bata até obter uma mistura bem homogênea. Depois, misture o creme aos vegetais já refogados.

Montagem

Coloque o recheio na forma já com a massa e certifique-se de que ele cubra toda a superfície, preenchendo todos os espaços. Leve ao forno preaquecido a 180º graus por 40 minutos. Só desenforme depois que ele estiver de morno para frio.

Essa foi uma receita bem elaborada de quiche de legumes sem glúten. Você pode adicionar outros tipos de ingredientes, desde que supram todas as suas necessidades. Depois, é só saborear.

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Está gostando? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Veja Mais

Ricota sem Lactose

A ricota é um derivado do queijo muito apreciado e utilizado em muitas receitas nas casas brasileiras, até para quem

Quer mais conteúdo?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro das noticias sobre saúde

Olá, visitante!