Torta de Maçã sem Glúten

Com a agitação do dia a dia, e a vida bastante atribulada, a maioria das pessoas acabam não se dando conta da alimentação, recorrendo muitas vezes a fast-foods, lanches rápidos, ou até mesmo não se alimentando, lembrando apenas da necessidade de um alimentação correta apenas quando surge algum tipo de doença, quando são obrigadas a fazer alguma dieta específica e muito restrita.

Os cuidados com a alimentação são imprescindíveis para quem quer se cuidar e evitar correr riscos no futuro. Optar por um cardápio alimentar mais saudável traz consigo apenas benefícios, diminuindo complicações como hipertensão, colesterol alto, gastrite, diabetes, e outras. Contudo, lembre-se que a ingerir alimentos de forma adequada não representa perigo ao organismo, muito pelo contrário, é necessária pra o seu bom funcionamento, por isso, adotar um cardápio mais saudável faz toda a diferença, saber fazer a combinação certa entre os alimentos mais adequados e suas quantidades previne os mais diversos malefícios. Para aqueles que possuem intolerância a glúten. Separamos duas receitas de dar água na boca. Confira abaixo:

Receita de Torta de Maçã sem Glúten 1

Ingredientes da massa

2 xícaras de farinha de arroz
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo inteiro
1 tablete de manteiga
Ingredientes do creme

3 xícaras de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
3 colheres de sopa de maisena
1 colher de sopa de manteiga
2 gemas
1 ou 2 maçãs, dependendo do tamanho (para colocar em cima do creme)

Ingredientes do espelho

1 pacote de flan de baunilha
½ xícara de açúcar
½ xícara de água
Modo de preparo da massa

Misture todos os ingredientes, forre o fundo e as laterais da fôrma, leve ao forno para assar. Dê umas espetadas com o garfo na massa, para que ela não estufe.

Modo de preparo do creme

Misture todos os ingredientes, leve ao fogo e faça um mingau, mexendo sempre. Cuidado para não grudar no fundo. Enquanto isso, a massa deve estar assada. Coloque o mingau nessa massa pronta. A seguir, coloque fatias de maçã, morango ou pêssego e cubra com esse espelho.

Modo de preparo do espelho

Leve os três ingredientes ao fogo. Deixe ferver bem e em seguida despeje por cima das frutas. Deixe esfriar e leve à geladeira. Desenformar depois de gelada.

OBS: É bom fazer essa torta num tipo de fôrma que possa tirar o fundo ou as laterais.

Receita de Torta de Maçã sem Glúten 2

Ingredientes da massa

1 xícara (chá) de farinha de arroz
½ xícara (chá) de fécula de batata
½ xícara (chá) de farinha de amêndoas
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
100g de manteiga em pedaços, gelada
1 ovo
Ingredientes do recheio

6 maçãs verdes, descascadas cortadas na vertical, em 4 partes
1 colher (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de açúcar
100g de manteiga
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo da massa

Em um recipiente peneire a farinha de arroz, a fécula de batata, a farinha de amêndoas, o açúcar e o sal. Acrescente a manteiga e mexa com a ponta dos dedos, rapidamente, sem deixar que a manteiga desmanche. Adicione 2 colheres (sopa) de água gelada, aos poucos, conforme a necessidade e misture até conseguir formar uma bola. Embrulhe com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Retire a massa da geladeira e, com o auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa em uma superfície polvilhada com farinha de arroz. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível redonda (25 cm de diâmetro). Reserve.

Modo de preparo do recheio

Em um recipiente, coloque as maçãs e o suco de limão e reserve. Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo. Quando o açúcar começar a caramelizar, coloque a manteiga e as maçãs e deixe cozinhar, mexendo sempre, até que fiquem macias, quando espetadas com uma faca. Deixe esfriar e coloque as maçãs sobre a massa reservada, formando uma camada bem compacta, sem folgas. Regue com o restante da calda que ficou na panela e polvilhe a canela em pó. Leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 50 minutos. Espere amornar e desenforme. Sirva.

Dica: quanto menos a massa for trabalhada e os pontinhos de manteiga aparecerem, mais crocante ela ficará.


O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.


Está gostando? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Veja Mais

Pipoca Doce

Simples e rápida de preparar, você só precisa providenciar os grãos de milho tradicionais e depois caprichar na calda doce,

Quer mais conteúdo?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro das noticias sobre saúde

Olá, visitante!