1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Sinais de Candidíase

0

A candidíase é uma doença causada por fungos que pode acometer a pele, a região da boca, as unhas ou até mesmo as regiões genitais de homens e mulheres, independentemente da idade e da pratica de relações sexuais. Geralmente ela é diagnosticada pela própria pessoa, mas para isso é fundamental ter conhecimento sobre os sintomas. A seguir falaremos sobre eles.

A candidíase é uma doença causada por fungos. (Imagem: Divulgação)
A candidíase é uma doença causada por fungos. (Imagem: Divulgação)

Sintomas de Candidíase da Pele e das Unhas

A candidíase pode surgir na pele e na boca, sendo chamada de sapinho. No entanto, também pode surgir nas unhas, principalmente se estas forem colocadas em exposição com substâncias nocivas. Os principais sintomas de candidíase na pele são: erupção cutânea com crosta, manchas vermelhas e vermelhidão no local.

Já nas unhas os sintomas são: descoloração e espessamento. Também podem surgir coceiras.

Candidíase no Homem

A candidíase peniana, diagnosticada nos homens, pode conter alguns sintomas diferentes dos já mencionados, por isso é fundamental estar a par de tudo. A candidíase no homem pode ser causada através de uma relação sexual com alguém que possua a doença, através do uso de antibióticos ou até mesmo por causa da diabetes.

Os principais sintomas são: coceira, vermelhidão, corrimento, dor ou ardência durante a relação sexual.

Candidíase Remédio

A candidíase possui diversos remédios, como o Fluconazol que deve ser ingerido em dose única. Há outros que devem ser ingeridos por uma semana ou duas. Para completar ainda há as pomadas antifúngicas que podem ser aplicadas e até mesmo os tratamentos caseiros que podem ser feitos em casa.

Um dos tratamentos para Candidíase é a utilização de pomadas antifúngicas. (Imagem: Divulgação)
Um dos tratamentos para Candidíase é a utilização de pomadas antifúngicas. (Imagem: Divulgação)

Candidíase Tratamento Caseiro

Há algumas receitas caseiras que podem ser feitas para curar a candidíase. O primeiro tratamento consiste em aplicar iogurte natural na região afetada, nesse caso a peniana, deixando agir por até 3 horas. Deve-se aplicar todos os dias.

Outra receita envolve o uso de bicarbonato de sódio e é indicada principalmente para as mulheres: consiste em misturar 1 colher de bicarbonato de sódio com 1 litro de água morna e fervida. Usar essa mistura para fazer banhos de assentos e lavar as regiões afetadas.

Candidíase Tem Cura

Felizmente a candidíase tem cura, mas somente se o indivíduo achar e eliminar por completo a causa do seu problema. Por exemplo, se ela estiver sendo causada pelo uso de antibióticos, deve retirá-los de sua rotina. Se estiver sendo causada pela diabetes, deve primeiro tratar esse problema.

Após encontrar e eliminar a causa, você deve fazer o tratamento com remédios e pomadas antifúngicas.

Candidíase na Gravidez

A candidíase também pode surgir na gravidez, mas ela não apresenta riscos para o bebê. O único problema é se a mãe estiver com a doença no momento do parto e este for normal: nesse caso a candidíase pode passar para o bebê e os sintomas surgem logo nos primeiros dias.

A candidíase também pode surgir na gravidez, mas ela não apresenta riscos para o bebê.  (Imagem: Divulgação)
A candidíase também pode surgir na gravidez, mas ela não apresenta riscos para o bebê. (Imagem: Divulgação)

Candidíase é Transmissível

A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, no entanto, se uma pessoa tem relações sexuais sem camisinha com outra pessoa que possui a doença, pode haver a transmissão. No entanto, isso não significa que o vírus irá se desenvolver, pois depende ainda de diversos fatores.

 

O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA