A dor de garganta pode ser uma das dores mais incômodas e chatas a um paciente, por aparecer em um local que não é possível ignorar e que interfere diretamente a fala e os sentidos. Na maioria dos casos tem sua origem em alguma doença viral ou inflamações que necessitam de tratamento.
Causas e Sintomas da Dor de Garganta
A dor de garganta pode ser causada por diversas doenças, por isso, é preciso ficar atento aos sintomas para um diagnóstico correto, veja algumas das doenças que acometem pessoas que possuem dor de garganta:

Gripe
Facilmente identificável, por meio do aparecimento de coriza, febres, dor de cabeça e muscular, dores na garganta, respiração difícil, espirros e tosse. Se não tratada pode se tornar uma pneumonia grave. Para trata a gripe é necessário repouso, bastante ingestão de líquidos, uso de remédios para alívio da dor e uma boa alimentação.
Laringite
É uma inflamação que acontece na área da laringe, causando dores e inflamação, roquidão, perda de voz e dificuldade ao engolir. É tratada por meio de antibióticos e ingestão de líquidos, também é necessário não fumar ou ficar perto de quem fuma, não beber bebidas alcoólicas e agalhar bem a região da garganta com cachecóis e mantas.
Faringite
É uma inflamação que ocorre na área da faringe. É bastante comum no inverno, por ser ocasionada pelo ar seco e a propagação de vírus e bactérias. Seus sintomas são dor e inflamação na garganta, dificuldade ao engolir e falar, e ronquidão. O tratamento é a base de antibióticos e analgésicos para o alívio da dor, também necessário a ingestão de bastante líquidos, não ficar em locais fechados sem ventilação, não fumar ou ficar próximo de quem fumo e não tomar bebidas alcoólicas.

Amigdalite
É uma inflamação das amígdalas, pode ser causada por um vírus ou uma infecção por uma bactéria. Seus sintomas mais comuns são, amígdalas inchadas e vermelhas, manchas de inflamação nas amígdalas, dor de garganta, dificuldade ao engolir, febre, nódulos no pescoço, rouquidão e mau hálito, pescoço rígido e dor de estômago. Seu tratamento é feito com anti-inflamatórios e analgésicos, para um caso mais avançado pode ser necessário o uso de antibióticos. É aconselhável a ingestão de bastante líquidos e vitaminas, não fumar ou ficar próximo a fumantes, não beber bebidas alcoólicas e o consumo de pastilhas para a garganta.
Doenças Comuns que Causam Dor de Garganta
Existem outras doenças além das que foram citadas acima que pode causar dor de garganta e são bastante comuns:
– Mononucleose
– Parotidite infecciosa
– Herpangina
– Faringoamigdalite
– Infecção da epiglote
Dicas para Aliviar a Dor de Garganta
Existem algumas dicas que podem ser seguidas diariamente para aliviar a dor de garganta que aparecem sem causa alguma, por exemplo:
#1 Evite o fumo e outros tipos de tabaco: O hábito de fumar pode causar uma série de doenças, desde doenças simples como uma infecção, até um câncer – na região da garganta, nas vias respiratórias e/ou em outros locais;

#2 Prática de esportes e exercícios regulamente: Os exercícios físicos feitos regularmente auxiliam na regulação da saúde e combatem o aparecimento de doenças seja ela respiratória, ou em algum outro local do corpo.
#3 Ingestão de líquidos: A ingestão de líquidos regularmente durante o dia a dia, ajuda a regular as funções do corpo, é aconselhável tomar no mínimo 2 litros de água todos os dias para manter a funções normais do corpo, auxiliando no combate a qualquer tipo de doença.
#4 Respiração correta: evite respirar pela boca. Respire de maneira correta: puxe o ar pelo nariz e solte pela boca.
#5 Choque térmico entre ambiente: A troca de ambiente pode apresentar diferentes temperaturas, isso causa um choque térmico no corpo e pode desenvolver algumas doenças.