1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Terçol é Contagioso?

0

O terçol é um problema comum em algumas pessoas. Trata-se de uma infecção ou inflamação que ocorre nas glândulas responsáveis pela produção de gordura em nossas pálpebras.

Uma das principais dúvidas sobre é: terçol é contagioso? Diferente do que muitos pensam, o terçol não é contagioso, sendo assim não afetará o outro olho nem outra pessoa. O terçol tende a ser causado por bactérias que já se encontram em nossa pele.

Terçol é contagioso
Terçol é contagioso. (Imagem: Divulgação)

A mesma pessoa pode sofrer com o terçol repetidas vezes, o que pode exigir tratamento com antibióticos. A seguir, saiba mais sobre o terçol e o seu tratamento.

Terçol Tratamento

O terçol pode se curar sozinho e somente em casos específicos é que é necessário o uso de antibióticos, como quando o problema vai e vem repetidas vezes. Geralmente o terçol exige tratamentos caseiros que podem ser feitos sem a recomendação médica, como compressas de água morna.

É possível usar gazes ou algodões umedecidos com água morna ou até mesmo bolsas de água aquecidas. Essa compressa deve ser aplicada de três a quatro vezes por dia, deixando-a por 20 minutos no local. Usar colírios também pode ajudar, pois ele deixará a região menos inchada.

Leia também: 3 dicas de como curar um terçol rapidamente!

Outra opção de tratamento caseiro para o terçol é a massagem com a babosa. Você deve abrir a folha de babosa no meio e retirar o gel, depois esfregar um pouco desse gel no terçol, massageando levemente. A babosa é uma planta medicinal.

Pessoa com Terçol pode Trabalhar?

O terçol impede que a pessoa vá ao trabalho, pois dependendo do seu tamanho, pode acabar prejudicando a visão e por isso exigir alguns dias de descanso.

A pessoa com terçol pode solicitar um atestado médico de um dia ou mais, pois assim poderá ficar em casa e realizar os tratamentos caseiros até que se cure completamente e volte a trabalhar.

Terçol Imagens

Caso você nunca tenha tido terçol ou esteja com dificuldades para se lembrar do que se trata, a seguir poderá conferir algumas imagens de terçol em suas grandes variações de tamanho.

Terçol imagens
Terçol imagens. (Imagem: Divulgação)

Terçol Interno

Você sabia que o terçol também pode ser interno? Ele é chamado de interno quando se trata de uma lesão mais profunda, também podendo ser mais dolorosa do que o terçol externo. O terçol interno também pode ser confundido com um calázio, uma infecção ainda mais profunda e que fica ainda maior.

De modo geral, o terçol possui com sintoma a dor na borda da pálpebra e você poderá saber se é interno ou externo de acordo com a intensidade dessa dor.

Outros sintomas incluem o aumento da temperatura da região, sensibilidade à luz, olhos lacrimejando e o surgimento de uma área inchada, avermelhada e dolorosa, muitas vezes com um ponto amarelo no centro.

Terçol Tratamento Caseiro

Além dos tratamentos caseiros para terçol que mencionamos anteriormente, há outros que podem funcionar para curar o terçol. A infusão da flor de camomila e alecrim também é uma ótima opção para o terçol e você deve usar para lavar os seus olhos até três vezes ao dia.

Basta colocar os talos em água fervente por 5 minutos, depois deixar amornar e lavar os olhos. Fazer uma compressa usando cravos-da-índia também pode ajudar, pois ele possui propriedades analgésicas.

Terçol tratamento caseiro
Terçol tratamento caseiro. (Imagem: Divulgação)

Terçol da Atestado?

Sim, como falamos anteriormente, o terçol pode dar um atestado para o paciente. Se for um terçol interno e estar muito inchado, tem mais chances do paciente conseguir um atestado e ficar durante alguns dias em casa até que a infecção ou inflamação vá embora.

Se você sofre com terçol frequentemente, é preciso ir ao médico e ver o que está acontecendo. Ele deverá lhe indicar algum medicamento para acabar com o problema de vez.

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA