1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tudo Sobre a Menopausa

0

A menopausa é o período entre os 48 e 51 anos da vida da mulher, onde o ovário para de produzir óvulos, e ocorre a parada da menstruação mensal, onde a mulher perde sua fertilidade.

A menopausa pode ser causada por declínio natural dos hormônios reprodutivos no corpo feminino, que ocorre entre os 40 e 50 anos da vida de uma mulher, mas também pode ocorrer por outros fatores como histerectomia, quimioterapia ou radiografia, e também pode ser causada por insuficiência ovariana primária.

Tratamentos naturais para menopausa
Tratamentos naturais para menopausa. (Imagem: Divulgação)

A menopausa é um ciclo natural feminino, e toda mulher passará por ele.

 O que é a Menopausa?

A menopausa é o momento da última menstruação da mulher, onde o ovário deixa de produzir os óvulos. A fertilidade feminina começa a diminuir com o passar dos anos, tendo seu auge entre os 20 e 30 anos e passa a diminuir até se alcançar a menopausa.

A menopausa por ser causada por outros fatores, como Histerectomia, que é quando a mulher opta por retirar o útero ou retira por algum problema de saúde, nesse caso, ocorre a menopausa imediata.

A quimioterapia e radiografia também induzem a menopausa, mas, em caso de rompimento do tratamento pode ocorrer do corpo voltar a produzir ovários, sendo assim, controles de natalidade serão necessários para prevenir uma gravidez indesejada.

E há também a insuficiência ovariana primária, que seria a menopausa precoce, e ocorre em 1% das mulheres, nesse caso a menopausa começa antes dos 40 anos da mulher.

Quais São os Sintomas da Menopausa

A menopausa traz alguns sintomas para a mulher, como as famosas ondas de calor, que é relatado por 70% a 80% das mulheres que passam por esse ciclo.

Sensações de desmaio também é um dos sintomas apresentados por algumas mulheres durante a menopausa, alteração da menstruação, redução da libido e secura vaginal são comuns também.

Alterações de humor, períodos de ansiedade e irritação também são normais durante a menopausa, por causa dos hormônios em mudanças no corpo.

Menopausa
Menopausa. (Imagem: Divulgação)

 Tratamentos da Menopausa

A menopausa é um processo natural do corpo feminino, sendo assim, não é necessário ter tratamento, já que é uma coisa que irá acontecer com todas as mulheres.

Mas, se caso, os sintomas sejam prejudiciais a mulher, existe alguns tratamentos para ajudar a passar por esse processo sem muito sofrimento, como tratamento com reposição hormonal, que ajuda a diminuir as ondas de calor causada nas mulheres pela menopausa.

 O que é o Climatério

É o termo médico utilizado para explicar a transição da fase reprodutiva para a não reprodutiva na vida da mulher.

Sendo assim, o conjunto de sintomas que ocorrem antes e depois da menopausa são causadas pelo climatério, a diminuição de hormônios no corpo da mulher durante esse período traz diversas mudanças no corpo feminino.

Os sintomas do climatério podem ser diminuídos, com tratamentos corretos indicados pelo seu médico, que podem ser tanto com reposição hormonal, ou com tratamentos naturais e mudanças de alimentação e hábitos.

 Tratamentos Naturais para a Menopausa

A menopausa é um processo natural do corpo feminino, já que o mesmo tem uma diminuição natural da fertilidade, a menopausa é a última menstruação da mulher.

Tratamentos da menopausa
Tratamentos da menopausa. (Imagem: Divulgação)

Sendo um processo totalmente natural, não há um tratamento para impedir a menopausa, há apenas tratamentos para diminuir os sintomas causados pelo climatério.

Existem algumas ações do dia a dia que podem ajudar com os sintomas, como beber água, é indicado beber muita água durante o dia, praticar atividades físicas frequentes, evitar fumar e beber, ter uma alimentação saudável e mais frequente (comer mais vezes ao dia) e também tomar sol.

Conheça um tratamento alternativo para a MENOPAUSA!

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA