1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8.732 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Unha Encravada – Como Tratar

0

A unha encravada pode atrapalhar muito a rotina. A dor e o desconforto dificultam o uso de calçados fechados e até a simples ação de caminhar. Existem algumas medidas para evitar que a unha encrave e também alguns tratamentos indicados se isso acontecer.

Saiba mais Informações, acesse: Arritmia Cardíaca. O que é? Causas, Sintomas, Tratamento e Diagnóstico

O mais importante é manter sempre a higiene dos pés, com a troca de meias todos os dias, para quem as usa, e as unhas bem cortadas.

Unha Encravada
Unha Encravada – Como Tratar. Imagem:Divulgação

O que é a Unha Encrava

A unha encravada também é chamada de onicocriptose e geralmente acontece no pé, quando a borda da unha do dedo entra na pele, gerando inflação e dor. Geralmente, isso decorre de causas comuns e no maior dedo do pé, se não for tratada a unha encravada pode gerar uma infecção no local.

Causas da Unha Encravada

Se não for decorrente de um machucado, a causas da unha encravada é, geralmente, uma pressão recorrente no pé. Isso acontece com o uso rotineiro de sapatos apertados ou, até mesmo deformidades dos dedos do pé que empurram o crescimento das unhas para dentro da carne. Unhas mal cortada também podem causar o encravamento ou mesmo machucados que descolem a unha.

Saiba mais Informações, acesse: AVC – Causas, Sintomas e Tratamentos

Como Evitar a Unha Encravada

Para evitar o problema, é bom que as unhas não sejam cortadas muito curtas ou arrendondadas demais para que não cresçam viradas para dentro da pele. Também não é interessante tirar demais as cutículas das unhas, pois estas também servem como proteção.

Deve ser evitado o uso de sapatos apertados, principalmente, na realização de exercícios físicos. No dia a dia utilize calçados confortáveis que proporcionem espaço entre os dedos. Além disso, mantenhas as unhas do pé sempre cortadas, mas não muito curtas, e após o corte lixe as unhas para melhorar o acabamento.

Sintomas da Unha Encravada

É muito fácil perceber se uma unha está encravada. A dor é latente, a vermelhidão é visível, além do inchaço e inflamação do dedo ou até mesmo a presença de pus.  Se o dedo do pé já estiver muito inflamado ou infeccionado, procure imediatamente um médico para remover o pedaço que está dentro da carne.

Saiba mais Informações, acesse: Vitamina C- conheça os benefícios para sua saúde

Unha Encravada
Unha Encravada. Imagem:Divulgação

Esse também deve lhe receitar um anti-inflamatório ou antibiótico para o tratamento, se necessário. Caso tenha alguma doença circulatória ou diabetes não deve tentar fazer o tratamento em caso, vá direto ao médico.

Tratamento da Unha Encravada

Existem algumas medidas paliativas para quem não se encaixa nas situações acima citadas como colocar o pé em água morna três vezes ao dia, massagear o local inflamado, fazer a limpeza levantando a parte da unha encravada e colocando algodão ou gaze com antisséptico, ir a uma podóloga para a retirada do pedaço da unha. Caso a unha apresente pus não mexa e vá ao médico.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA