Saiba mais sobre a Abóbora

Veja Todos os Benefícios da Abóbora.

O fruto de abóbora é muito conhecido e apreciado aqui no Brasil. Também é muito utilizado nas comemorações do Halloween nos Estados Unidos (conhecido aqui no Brasil como Dia das Bruxas). É notável como pode ser um alimento bastante versátil.

A abóbora é de fato conhecida pelo seu sabor pouco adocicado, sua textura leve e também pelos seus benefícios. É ótima para fazer variados tipos de pratos, seja tortas e doces, seja cozida, transforma a refeição em um banquete. Confira a seguir porque incluir a abóbora na dieta!

Os Benefícios da Abóbora

1 Auxilia o bom funcionamento do coração

A abóbora possui vitaminas A e C, fibras magnésio e potássio. Todos eles atuam no auxílio do bom funcionamento do coração. Quem possui hipertensão arterial, o potássio é de grande ajuda por ser um mineral que auxilia no regulamento da quantidade de líquido presente no corpo.

Outro fator positivo para o consumo da abóbora relacionada com o coração é que ela atua sobre as taxas de colesterol ruim, reduzindo-o, evitando que haja formação de placas de gordura nas paredes dos vasos, chamadas de placas de ateroma, causadoras da obstrução da passagem do sangue, que aumenta a pressão arterial.

2 Ajuda no tratamento do câncer de próstata

Aqui quem realmente auxilia são as semente de abóbora. A maioria das pessoas tem por hábito jogar essa parte fora, mas fique sabendo que ela é muito nutritiva. Um exemplo, é o óleo da semente, que é rico em zinco que aumenta a libido sexual masculina e o consumo da semente em si, aumenta os níveis de fitoesteróis que reduz o tamanho da próstata com o passar do tempo.

3 Melhora o sono

Outro benefício das sementes é que são ricas triptofano, nutriente que participa da produção de serotonina, quanto da melatonina, hormônio essencial para se ter uma boa noite de sono.

4 Ajuda o sistema imune

Com o estresse do dia a dia, longas filas no trânsito, pressão no trabalho, falta de tempo, ingerir alimentos que ajudam a melhor no sistema imune é essencial. A semente de abóbora aparece mais um vez para ajudar por possuir vitamina C e betacaroteno, nutriente conhecidos por proteger a saúde dos olhos.

5 Cuida da sua pele

Com o avanço da idade, os sinais começam a aparecer na pele, as famosas rugas. Você pode se dedicar aos cuidados da sua pele e o retardamento do envelhecimento com o auxílio de vários alimento, entre eles está a abóbora. Sendo uma excepcional fonte de vitamina A, que é um poderoso anti-oxidante, agente anti-idade, é capaz de aumentar a síntese de colágeno, proteína responsável por dar maior elasticidade à pele.

6 Menopausa

O consumo de abóbora também reduz os efeitos da menopausa. O estrógeno, hormônio feminino, que entra em declínio no período da menopausa, está presente na abóbora, ajuda a aumenta o HDL (bom colesterol) e, com isso, atua na redução da pressão arterial. Por esse hormônio estar presente também diminui as dores de cabeça e problemas articulares que são comuns nas mulheres quando passam pela menopausa.

Em fim a Abóbora Engorda ou Emagrece?

A abóbora por ser um alimento rico em fibras e por conter poucas calorias e gorduras, é um ótimo adicional para dietas em que as pessoas querem perder peso e emagrecer. Apesar de seu carboidrato possuir um alto teor glicêmico, seu consumo com cautela e em determinados períodos do dia, é excelente provedor de energias gastas durante as atividades físicas.

Melhores Formas de Consumir a Abóbora

A versatilidade da abóbora é sem dúvida, uma das maiores que existem. A diversidade de pratos que podem ser feito e apenas 30 gramas por dia é o suficiente para oferecer todos seus benefícios. A melhor parte é que a abóbora tem poucas calorias: em 100 gramas, possui apenas 26 calorias. Também é pobre em gorduras, possuindo apenas 0,1 grama de gordura saturada. Não é rica em proteínas já que em 100 gramas é encontrada apenas 1 grama do nutriente. Mas, é rica em vitaminas e sais minerais.

A abóbora é tão versátil, que você pode fazer doces, tortas, saladas, ingeri-la apenas cozida (doce ou temperada). As sementes possuem também sua parte, podem ser transformadas em farinha e substituir a farinha de trigo em diversas receitas, transformando os alimentos em fonte de mais nutrientes.

Como Preparar a Farinha de Abóbora

Você deve retirar a semente da poupa e deixá-la de molho na água para que se separe das fibras e resto de poupa que ainda ficam nas sementes. Depois é a hora de secar: leve-as ao forno por 10 minutos ou deixe secando ao natural por 12 horas.

Após isso, coloque numa frigideira e leve ao forno até dourar, depois é só bater no liquidificador até virar um pó e passar na paneira para ter uma farinha bem fina. Pronto! Você já pode utilizar a farinha da semente de abóbora para fazer bolos, pães, biscoitos, tortas e outros alimentos que preferir.


O site boaformaesaude.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.


Está gostando? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Veja Mais

Saiba mais sobre o Pão

Saiba Por Que Ele Faz Você Engordar. O pão é um dos alimentos cortados de dietas por quem deseja emagrecer.

Alimentos Ricos em Proteínas

Quem deseja ganhar massa muscular precisa se tornar adepto de uma dieta com Alimentos Ricos em Proteína. Esse nutriente, presente

Benefícios da Vitamina de Uva

Pesquisas científicas mostraram as características nutricionais das uvas no controle das doenças cardiovasculares, por causa disso, pode-se dizer que o

Quer mais conteúdo?

Assine Nossa Newsletter

E fique por dentro das noticias sobre saúde

Olá, visitante!