1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Viver sem Glúten e Lactose: Alimentos, Receitas e Cardápio

0

Existem milhares de pessoas por aí que são obrigadas a adotar um cardápio totalmente sem glúten e lactose, pelo fato de possuírem intolerância a essas substâncias. Pode parecer extremamente difícil levar uma vida normal tendo que cortar centenas de alimentos, mas é possível sim e pode ser muito mais fácil quando você segue algumas dicas e tem alguma ideia de quais cardápios seguir.

Como Viver sem Glúten e Lactose

A vida sem glúten e lactose pode ser extremamente saudável, benéfica para o corpo e até mesmo contribuir para a perda de peso. Tanto é que até mesmo pessoas que não possuem intolerância a essas substâncias têm adotado um cardápio muito parecido.

Viver sem glúten e lactose consiste em cortar da sua alimentação tudo que possui essas substâncias, substituindo por outros alimentos.

Na hora da preparação de bolos ou outros pratos que levam essas substâncias, o melhor é substituir os ingredientes, como a farinha de trigo pela farinha de arroz. Para começar a viver sem glúten e lactose você precisa conhecer quais alimentos possuem essas substâncias e quais as melhores formas de substitui-los.

O que comer sem glúten e lactose

Existem milhares de opções de alimentos para você ingerir e inserir no seu cardápio, todos sem glúten e lactose. Você deve evitar comer pães, bolos e massas, pois são ricos em glúten. No entanto, não é preciso exclui-los completamente: basta substituir por versões sem glúten ou até mesmo preparar em casa usando outros ingredientes.

No caso da lactose, dê preferência para leites de soja e derivados que possuam essa mesma base ou possuem na descrição a indicação de que não há lactose. Ainda assim, sempre leia o rótulo para ter certeza.

Cardápio sem Glúten e Lactose

Aqui você encontrará um exemplo de cardápio para seguir na sua alimentação sem glúten e lactose.

Para o café da manhã, opções:

– Pão de mandioquinha e vitamina com 200 ml de leite sem lactose OU Iogurte de sopa com cereais de aveia.

Para o lanche da manhã, opções:

– Suco verde de couve, laranja e pepino OU 3 amêndoas e 1 castanha de baru;

Para o almoço, opções:

– 4 colheres de sopa de arroz integral com cúrcuma, 1 concha pequena de feijão, 1 filé de frango cozido, 4 colheres de sopa de brócolis e 4 colheres de sopa de tomate OU peito de frango com molho de tomate, 4 colheres de sopa de arroz e 2 colheres de sopa de feijão;

Para o lanche da tarde, opções:

– 1 copo de leite de soja com 1 fatia de bolo sem glúten OU 1 kiwi e gengibre com lascas;

Para o jantar, opções:

– 3 colheres de sopa de batata doce cozida, 3 colheres de sopa de sardinha e 6 colheres de sopa de endívia OU 4 colheres de sopa de creme de milho com castanha e 4 colheres de sopa de taioba refogada.

Receitas sem glúten e sem lactose

Bolo de Quinoa

– 1 banana amassada;

– 1 xícara de chá de flocos de quinoa;

– 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;

– 1 xícara de chá de bebida de arroz;

– 1 colher de chá de fermento em pó;

– 1 xícara de chá de fubá;

– 1 xícara de chá de frutas secas picadas;

– Canela em pó a gosto.

Misture a bebida de arroz com a quinoa e espere até os flocos ficarem hidratados. Adicione as frutas secas, logo depois os outros ingredientes. Coloque em uma forma de pão e deixe ali por 20 minutos. Asse no forno a 180ºC por uma hora.

Pão Caseiro

– ¼ colher de chá de fermento químico em pó;

– ¾ xícara de chá de araruta em pó;

– 1 e ½ xícara de chá de farinha de amêndoas;

– ¼ colher de chá de bicarbonato de sódio;

– ¼ xícara de chá de linhaça triturada;

– 1 colher de chá de vinagre de maçã;

– ½ colher de chá de sal marinho;

– 4 ovos.

Em um recipiente não muito grande você deverá triturar a amêndoa, a araruta, farinha de linhaça, o sal, o fermento e o bicarbonato. Em um recipiente maior misture e bata os ovos com o vinagre. Junte as duas misturas, unte uma forma usando araruta e asse no forno a 200ºC.

Panquecas

– 250 ml de leite vegetal ou água;

– 1 ovo;

– 60 gramas de amido de milho;

– Temperos a gosto.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque a mistura em uma frigideira antiaderente e doure de ambos os lados.

Como viver Sem gluten e sem lactose – Guia em Ebook

como viver sem gluten e lactose

Comer de tudo um pouco é a melhor forma de manter o suporte de nutrientes necessários para a saúde e bem-estar do organismo e é isso que este Guia em ebook pretende. Saiba como levar uma vida mais leve e sem correr o risco de ser contaminado(a) com alimentos que contenham glúten e lactose e você nem sabia.

 

Recomendados para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA